DICAS & TENDÊNCIAS
Mar 27. 2024
Segundo o Business Insider, o click-and-collect é um novo modelo de consumir que vai bombar até 2025. Além disso, ele deve movimentar US$ 140,96 bilhões nos EUA. Nesse mesmo período, o número de usuários vai saltar dos 143,8 milhões em 2020 para mais de 160 milhões em 2024.
Quer saber o que esse termo significa? Continue lendo.
Se você possui uma loja e quer melhorar a experiência do eu cliente, então você precisa conhecer o click and collect. Isso porque essa estratégia coloca, mais uma vez, o cliente no centro das operações. Ou seja, o cliente vai poder comprar na loja online e retirar na loja física. Click and collect significa, nada mais, nada menos do que: clique e retire.
Muitas lojas já vem o fazendo, ao dar a opção do cliente comprar online e retirar na loja física. Entretanto, algumas particularidades estão em alta nesse modelo. Para quem não tem uma loja física, é possível executar o click and collect? Continue lendo e você verá que sim.
Primeiramente, é importante entender o que leva o consumidor a comprar online. Mais do que o conforto de comprar em casa, o cliente opta pela compra no e-commerce por diversos motivos. Dentre eles estão: não precisar do contato com o vendedor, evitar filas, comprar sem influência de terceiros e poder controlar os momentos de compra.
Durante a pandemia, sabemos que o número de compras online chegou a patamares elevados. Entretanto, agora que é possível voltar a fazer compras físicas, o cliente continua querendo comprar na internet. Mas com uma ressalva: ele não quer esperar pela compra chegar em casa.
Pense bem, se o consumidor pode sair de casa, ter seu momento andando, se distraindo e longe do lockdown, por que ele escolheria aguardar pela compra que fez na sua loja?
O processo é relativamente simples: o cliente escolhe os produtos online, seleciona a opção “Click and Collect” e escolhe a loja física onde deseja retirar o produto. Mas isso só é possível se você tiver uma loja física.
Entretanto, algumas lojas online encontraram formas de o fazer, mesmo sem ter loja física. Muitos estabelecimentos bem localizados locam parte do seu estoque para essas lojas. O mercado-livre já vem colocando esse modelo em prática.
Basicamente, o ML usa de pontos comerciais terceiros, que funcionam como ponto de retirada. Ou seja, além de oferecer seus serviços, funcionam como locais para retirar ou devolução de produtos.
Se o meu cliente pode receber na casa dele. Por que ele escolheria essa opção? Veja alguns motivos a seguir:
Mesmo que esse seja um modelo muito benéfico, existem alguns pontos de atenção.
O click and collect veio para facilitar a vida do consumidor. Por isso, cuidado para que o contrário não ocorra. Isso, principalmente, se o seu produto estiver em um ponto de terceiro. O cuidado com treinamento, apresentação e atendimento é inerente ao escolher seu parceiro. Caso contrário, um mal atendimento dentro do estabelecimento escolhido pode sim prejudicar a imagem do seu produto.
Nesse sentido, certifique-se que sua loja física ou a loja parceira tenha estrutura para o fazer. Lembrando que muitas pessoas abrem mão dos seus carros e retiram através de outros meios. Alguns restaurantes já tem um drive específico para bicicletas. Outros, um ponto de coleta para quem está a pé (principalmente restaurantes com estilo saudável).
Entender o seu tipo de consumidor e necessidades antes de adotar essa estratégia é o ponto chave para o sucesso. No caso das lojas de artigos de festa ou grandes atacados, é mais comum que o cliente esteja de carro. Então, como facilitar essa retirada? Dispor de alguém para abastecer o carro do cliente é uma boa ideia?
Se você gostou da ideia e quer ver mais artigos como esse, clique aqui.